O que é Endodontia?
A Endodontia é uma especialidade odontológica que estuda, diagnostica e trata enfermidades relacionadas à polpa dentária, aos canais radiculares e aos tecidos periapicais. O termo “Endodontia” é de origem grega e significa “dentro do dente”, o que remete às atribuições que o profissional desta especialidade possui.
O que a Endodontia estuda?
A Endodontia estuda a morfologia, a fisiologia e a patologia da polpa dentária e das lesões Peri radiculares ou doenças infecciosas que afetam os canais do dente. A polpa dentária é o tecido localizado dentro do dente que possui terminações nervosas e diversos vasos sanguíneos. Este tecido vivo é muito frágil e está recoberto pela dentina, uma área intermediária entre a polpa e o esmalte, e se estende até a raiz.
Quais tratamentos a Endodontia abrange?
Os tratamentos comuns à Endodontia incluem tratamentos conservadores da vitalidade pulpar, tratamento cirúrgico nos tecidos e na cavidade pulpar, procedimentos endodônticos cirúrgicos, tratamento de dentes permanentes jovens com rizo gênese incompleta, tratamento dos traumatismos dentários e recuperação da cor dental.
Além do tratamento de canal, o procedimento mais conhecido realizado pelo endodontista, existem alguns outros tratamentos que podem ser realizados por esse profissional, como a pulpotomia, ou pulpectomia, a curetagem pulpar e o tratamento expectante.
Como é o Tratamento Endodôntico?
O tratamento endodôntico, também conhecido como tratamento de canal, é relativo à retirada da polpa dentária, inflamada ou infeccionada. O processo inclui várias fases:
- Aplica-se anestesia no paciente.
- Remove-se a polpa dentária comprometida.
- Faz-se a limpeza do local onde ficava a polpa.
- Realiza-se a selagem dos canais radiculares.
- Preenche-se o interior do dente, geralmente com resina odontológica.
- Finaliza-se o procedimento.
Tempo de Tratamentos de Endodontia
O tempo de tratamento endodôntico pode variar dependendo da complexidade do caso. No entanto, graças ao avanço tecnológico, o que antes levava dias, hoje, com tratamentos mais rápidos e eficientes, pode ser resolvido no mesmo dia, dependendo do caso.
Principais doenças tratadas na endodontia
A Endodontia trata de várias doenças e condições que afetam a parte interna do dente. Aqui estão algumas das principais doenças tratadas por esta especialidade:
- Cárie Dentária: A cárie é o principal fator infeccioso que acomete os órgãos dentários. A Endodontia busca prevenir e tratar a lesão periapical, que só vai acontecer se existir um agente infeccioso, neste caso, a cárie.
- Trauma Dental: Muitas pessoas não sabem que um trauma dental pode ser solucionado pela endodontia. E isto pode ocorrer de diversas formas, desde algo mais sucinto gerando sangramento no sulco da gengiva, até algo que provoca um deslocamento do dente ou a avulsão do mesmo, ou um trauma que resulta em fratura na coroa ou até na raiz do dente.
- Avulsões Dentárias: Avulsões dentárias, como citamos no item anterior, são caracterizadas pelo total deslocamento do dente para fora do seu alvéolo. Isto ocorre em traumas mais severos. Quando o dente sai por inteiro e com todos os seus tecidos preservados, há grandes chances de se realizar o reimplante dele no seu alvéolo por meio da Endodontia.
- Escurecimento do Dente: A ausência de tratamentos quando protelado, bem como alguns procedimentos, podem levar ao escurecimento do dente. Quando a polpa do dente morre, ela necrosa e pigmenta – internamente – a dentina. Como a dentina possui uma translucidez, o paciente acaba observando este escurecimento.
- Sensibilidade dos dentes: A sensibilidade nos dentes é um problema que atinge boa parte da população e, muitas vezes, é causado pela erosão do esmalte, responsável por proteger toda a estrutura dentária.
Como prevenir problemas de canal?
Prevenir problemas de canal é uma questão de manter uma boa higiene bucal e cuidar da saúde dos dentes. Aqui estão algumas dicas para ajudar a prevenir problemas de canal:
- Higiene Bucal: Mantenha uma boa higiene bucal, escovando os dentes após as refeições e usando fio dental diariamente.
- Dieta Balanceada: Mantenha uma dieta balanceada, com pouco açúcar.
- Visitas ao dentista: Faça visitas regulares ao dentista, pelo menos a cada seis meses.
- Cuidado com alimentos rígidos: Evite consumir alimentos rígidos nos primeiros dias após qualquer procedimento odontológico.
- Evite mastigar do lado do Procedimento: Evite mastigar alimentos do lado onde foi feito algum procedimento.
- Medicação Correta: Tome as medicações receitadas pelo dentista da forma correta.
Lembre-se, a prevenção é sempre a melhor maneira de evitar problemas de canal e outros problemas dentários. Se você sentir dor ou desconforto nos dentes, é importante procurar um dentista o mais rápido possível.
Conclusão
A Endodontia é uma especialidade vital na odontologia, responsável por tratar e preservar a saúde interna dos dentes. Apesar do estigma que sofreu por muitos anos, hoje a Endodontia é considerada uma técnica segura, que proporciona qualidade de vida e autoestima para os pacientes.